Páginas

sexta-feira, 14 de março de 2014

CAPITALISMO OU OUTRO NOME?

Queridos amigos de longas datas e novos leitores das minhas ideias, estive refletindo com o meu marido aqui em casa agora cedo, saboreando um gostoso café, hábito diário que amamos e adotamos em nossas manhães, sobre a visão que ambos temos sobre o que "chamam de capitalismo".
Eu cheguei a uma conclusão da qual preciso muito dividir com vocês: Não lutamos contra o capitalismo, até porque não somos hipócritas e ele é bom, compatível inclusive com o dinamismo que temos e em meio as nossas lutas honestas, o conforto que ele proporciona é o que batalhamos ter. Fazer colocações contra ele, pode dar apenas uma conotação de simples frustração, argumento que certamente é sempre usado por aqueles que fazem mal a sociedade.
A visão genuína que tenho é de que o sistema econômico que vivemos hoje não é mais o capitalismo. Já deixou de ser a algum tempo. Já passou inclusive da fase do capitalismo selvagem. A sensação que temos é de que o avanço da sede pelo poder se transformou num mal tão grande que nenhuma família hoje escapa dele.
Mas porque bater tanto nesta tecla se nos consideramos bons pais e bons orientadores? A resposta é simples: Precisamos tomar posse da democracia. E a democracia de maneira nenhuma olha apenas para o próprio umbigo. Aqueles que não tem contato com a realidade, no ir e vir do dia-a-dia, talvez não sintam a necessidade de ver as coisas como são e o sistema interage para essa postura mesmo. A consciência só grita, só vem a tona quando eles se tornam uma vítima declarada. Só que adormecem na vontade de não entender os reais motivos, muito menos de lutar contra eles. Aceitei representar os responsáveis da escola onde meus filhos estudam para estar mais próxima a eles e ao que acontece dentro da escola, mas acabei me engajando em lutar por uma escola melhor para as famílias que dela dependem. Para aprender a descobrir um caminho de ajudá-los e de conseguir vencer esse sistema doente da qual eles são vítimas. Não gosto do termo altruísta e não acredito nele. A hipocrisia é escravizadora e eu escolhi a liberdade, por isso não tenho receio de compartilhar meus pensamentos com vocês.
O que tento esclarecer é que existe muito mais por trás do medo que todos vivem hoje Não me importarei se continuar sendo mal interpretada, mas fico feliz com a coragem que tenho de deixar para a posteridade a minha tentativa de não cruzar os braços de fazer a minha parte, sobretudo se algum efeito positivo desta postura resultar.
Isto não é ruim, mas pode ser mais prazeroso, proveitoso e vantajoso
para ambos os lados se houver mais qualidade e esclarecimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário