Páginas

sexta-feira, 4 de abril de 2014

A construção da democracia dentro da escola

Após um dia de angústia e quase desânimo com a reunião de ontem, me surpreendo hoje com uma roda de conversa pra lá de democrática dentro da escola Compositor Luiz Gonzaga: O nosso Conselho de classe. Foi bonito de ver CADA REPRESENTANTE (de aluno de turma, de professor de turma, de funcionário do CEC, da conlurb, de mãe do CEC, de professor da saúde (novidade linda pra mim), de mais educação, enfim... de muita gente engajada em virar esse jogo da educação. Após um trabalho realizado com toda a escola, onde todos puderam expressar os pontos positivos e os pontos negativos desse espaço, cada um pode expressar verdadeiramente sua opinião, uns mais radicais outros menos, uns mais falantes, outros nem tanto, uns mais observadores, alguns ainda nem tão crédulos... Mas uma coisa me deixou muito emocionada e renovou meu otimismo: A nossa direção não só está focada em promover a mudança, como demonstrou muita competência para conduzir um processo como esse, deveras complexo. Como ela mesma diz: "Não é fácil mudar, não é fácil trocar ou eu por nós, não é fácil deixar de ser o centro do saber e do transmitir conhecimento". Não deve ser fácil mesmo administrar cabeças diferentes, opiniões diferentes, mundos diferentes, educações diferentes, realidades diferentes. É muita diversidade dentro de um ambiente escolar!!!! Ainda bem que tem ela para se dispor, porque não é qualquer um que aceita ou que está preparado para mediar tanta diferença assim e transforma-las num senso comum bom para todos.

Muito obrigada Nilza Portela! Estou acreditando em você e ficarei muito feliz se conseguirmos todos juntos. Será uma bela história para contar.
Vamos cobrar mais encontros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário