Páginas

quinta-feira, 17 de abril de 2014

1ª Reunião CEC 2014 Escola Compositor Luiz Gonzaga

Queridas famílias e escolas,

Ontem tivemos mais um importante encontro na escola Compositor Luiz Gonzaga. Foi a primeira reunião do CEC em 2014 para definir a continuidade do processo de climatização e outras necessidades.
É bacana observar e analisar esta reunião de fora. A construção de um movimento democrático que na fala é tão distante e até difícil de ser imaginado, mas que quando aplicado na prática tem um efeito harmonizador e como diz a nossa direção, se torna mais transparente e como consequência, mais amena a gestão. É claro que no desenrolar desta concepção, o pleno exercício do sugerir, se colocar e se expor, que são peças fundamentais para o sucesso da missão, ainda não acontecem amplamente. No caso da nossa equipe, acho até que somos todos bem falantes e criativos e o mais importante: ouvidos. A aluna é que ainda, por inexperiência, apenas observa. Que bela experiência para ela também. Para mim, acompanhar esse processo de tão perto, é de verdade um presente. Já imagino como será daqui há algum tempo e que história bonita a Escola Municipal Luiz Gonzaga vai ter pra contar.
Observo em certos alunos uma mudança na postura na escola e comigo. Muitos já sabem que sou a mãe que representa as suas famílias e alguns me lançam olhares diversos: De dúvida, de confiança, de orgulho, de carinho, de receio, de esperança... Mas todos, sem exceção, com um tremendo respeito. Até aqueles mais rebeldes. Acho que eles sentem que estou ali para contribuir com o melhor que posso e no que me concerne na busca por uma escola de verdade, com a qualidade que ela tem que ter e que eles precisam para mudarem suas realidades de hoje.

Como não ter confiança numa escola que, apesar de ter ainda muitos problemas, articula o tempo inteiro processos de melhoria, de aumento de participação, de captação de apoios e etc?

 E por saber que exercício pleno do CEC escolar não é ainda uma realidade para todas as escolas, deixo aqui mais um registro e apelo para aquelas que ainda tem receio de trazerem os pais para mais perto. No ambiente escolar agente vê de tudo, mas o dom de pescar alguém com interesse e capacidade de contribuir com uma mudança importante é algo que precisa ser peculiar a todos os líderes das escolas. E todas elas, por mais problemas sociais que tenham e ainda que sejam minoria, guardam famílias especiais.

Deixo aqui o meu carinho



Nenhum comentário:

Postar um comentário