Páginas

segunda-feira, 7 de abril de 2014

A melhor escola do mundo

A melhor escola do mundo sob o olhar de um professor que acredita na simples e grandiosa essência de ser humano. Agente acha que não tem jeito porque nos incitam a pensar assim o tempo todo, por todos os lados, pra deixar justamente como está. Mas matérias como esta, demonstram que o remédio é deixar a nossa essência comandar, que dará tudo certo. Os filósofos Sócrates e Platão diziam isso...

AS BIBLIOTECAS FINLANDESAS POR PROF. MAZUCHELI...

Amo viver na Finlândia por vários motivos...cidades verdes sem poluição sonora, visual ou do ar, a segurança de uma vida tranquila sem sobressaltos, dentre outras coisas. Mas, também por causa da organização. Aqui tudo funciona, é organizado, há respeito por cada cidadão, pensa-se as cidades, com todos os seus serviços e equipamentos, como um lugar bom para todos e acima de tudo que tudo funcione eficientemente com o mínimo de burocracia (e ainda há quem reclame - brasileiros que adoram reclamar por reclamar). Tudo aqui é fácil de se usar: transportes, serviços oferecidos facilmente pela internet, serviços de saúde, locais de esportes, escolas, etc. E esse post, escrito a pedido de uma leitora, é sobre as bibliotecas integradas da Região Metropolitana de Helsinki - Helmet (cidades de Helsinki, Espoo, Vantaa e Kauniainen)...um exemplo de prestação de serviços com eficiência e qualidade.

O sistema das bibliotecas aqui é espetacularmente eficiente e fácil. Não é à toa que os finlandeses, desde pequeninos, estão entre os que mais lêem no mundo...simplesmente porque é muito fácil o acesso além de ser sempre muito estimulado: pelo exemplo dos próprios pais, nas famílias, nas escolas, entre amigos, a vida toda. Nas casas de cada finlandês há armários e armários entupidos de livros.

CONTINUE LENDO AQUI




Fonte: http://veja.abril.com.br/200208/p_066.shtml





Nenhum comentário:

Postar um comentário